São Paulo Companhia de Dança aposta em leveza em reencontro com o público no Teatro Alfa
Patricia Marrese, 19 de novembro de 2020

Após quase nove meses longe do público presencial, a São Paulo Companhia de Dança, com direção artística e executiva de Inês Bogéa, sobe ao palco para duas apresentações que marcam a retomada da Temporada de Dança do Teatro Alfa, em São Paulo.
Os espetáculos acontecem nos dias 21 e 22 de novembro, às 20h (sábado) e 18h (domingo), e terá plateia limitada a 40% da lotação máxima do Teatro Alfa, que acabou de receber o selo Safeguard pelo Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), por estar em acordo com os protocolos de limpeza e higiene contra a propagação do Covid-19. Quem preferir também poderá comprar ingressos para prestigiar os espetáculos de casa em duas transmissões exclusivas, ao vivo, direto do palco.
Na ocasião, o público vai ter a chance de conferir a estreia de Respiro, quarta criação de Cassi Abranches para a São Paulo Companhia de Dança. Acostumada a coreografar para grandes grupos e desenvolver duos intrincados, a ex-bailarina do Grupo Corpo se viu diante do desafio de descobrir novas possibilidades de movimento e de uso do espaço devido à necessidade de incorporar o distanciamento social do cotidiano também em cena.
O nome da nova obra já revela seu propósito: Respiro sugere um momento de suspensão de uma realidade, por vezes, asfixiante. Cassi se inspirou nas sensações de perdas e ganhos percebidas pelos bailarinos durante a pandemia, que vão desde a falta do toque ao reencontro consigo mesmo, e incorporou elementos do Tai Chi Chuan e da meditação à energia de movimentos que é própria de sua assinatura. Embalada pela trilha sonora original criada por Beto Villares com participação de Siba, a coreógrafa conduz o público por uma montanha-russa de vibrações positivas em meio à iluminação criada por Gabriel Pederneiras e figurinos desenvolvidos por Verônica Julian.
“Acho que está todo mundo precisando de um alívio. Esta obra é como um intervalo do tsunami de notícias ruins que nos atingiu. Quero oferecer 15 minutos de boas sensações e tocar as pessoas nesse sentido”, afirma a coreógrafa.
Além da estreia, outra obra também repleta de poesia e leveza será apresentada pela primeira vez pela SPCD para o público presencial: Só Tinha de Ser com Você, grande sucesso de Henrique Rodovalho, criado em 2005 para sua companhia, a Quasar Cia de Dança. Na versão assinada pelo coreógrafo goiano para a SPCD, as distâncias entre os bailarinos foram ampliadas e as relações entre eles se constroem a partir de gestos e olhares, sem contatos físicos.
A obra apresenta uma sensível e singular releitura coreográfica de músicas do álbum Elis & Tom (1974), de Elis Regina (1945-1982) e Tom Jobim (1927-1994), um clássico da música brasileira. Os figurinos são assinados por Cássio Brasil e a cenografia fica a cargo de Letycia Rossi.
“É uma enorme alegria voltar a encontrar os aplausos do nosso querido público, que esteve perto da Companhia de modo online durante estes longos meses de ausência dos palcos. Para as apresentações no Teatro Alfa, o programa foi pensado como uma resposta e um acalanto aos desafios enfrentados por todos no contexto atual. Respiro, a estreia de Cassi Abranches, reflete a vontade de afastar o turbilhão de acontecimentos atuais para apreciar a vida. E Só Tinha de Ser com Você, de Henrique Rodovalho – que também sobe ao palco pela primeira vez para uma plateia presencial – é conduzida pela linda trilha de Elis & Tom, com canções que aquecem o coração”, afirma a diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.
Por Patrícia Marrese
Categorias: Uncategorized
Tags: dança, Inês Bogéa, São Paulo Companhia de Dança, spcd, Teatro Alfa

Patrícia Marrese
Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela FAAP e em ballet clássico pelo Ballet Paula Castro. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França. Atualmente, está à frente da Marrese Assessoria, Comunicação para Dança.
Últimos artigos

São Paulo Companhia de Dança faz últimas apresentações do ano na capital paulista acompanhada pela Orquestra do Theatro São Pedro
Patricia Marrese, 7 de dezembro de 2020
A São Paulo Companhia de Dança realiza apresentações entre os dias 10 e 13 de dezembro no Theatro São Pedro.
Leia mais
MASP abre exposição Degas com 76 obras do artista francês
Patricia Marrese, 29 de novembro de 2020
O Museu de Arte de São Paulo (MASP) inaugura, no dia 04 de dezembro, a exposição Degas. No total, serão expostas 76 obras.
Leia mais
São Paulo Companhia de Dança aposta em leveza em reencontro com o público no Teatro Alfa
Patricia Marrese, 19 de novembro de 2020
A São Paulo Companhia de Dança, com direção artística e executiva de Inês Bogéa, sobe ao palco para duas apresentações no Teatro Alfa.
Leia mais