Freed of London: sapatilhas de ponta em tons de marrom

Patricia Marrese, 4 de dezembro de 2018

(Conteúdo redigido para o Blog do Ballet Paula Castro)

Lançamento da Freed of London

Estaria o ritual de pintar as sapatilhas de ponta com maquiagem, para as deixar no tom de nossa pele, com os dias contados? A proposta para facilitar a rotina de bailarinas não-brancas foi desenvolvida pela marca inglesa, Freed of London, em parceria com a companhia britânica Ballet Black, para que bailarinos e bailarinas de ascendência negra e asiática tivessem maior espaço no mundo da dança.

Em novembro deste ano, a marca começou a comercializar dois modelos pensados exclusivamente para este público, uma na cor marrom e outra no bronze.

A norte-americana Gaynor Minden também possui uma coleção de sapatilhas de ponta nos tons nude/marrom, mas este novo lançamento dialoga sobre a falta de representatividade na dança, assim como as tradições impostas neste universo.

Em entrevista ao Estado de São Paulo, Cura Robinson, bailarina-sênior da companhia Ballet Black e que assina a campanha da Freed of London, explica que por quase toda a sua carreira tinha que pintar as suas sapatilhas para que elas combinassem com o tom de sua pele e, assim, começou a tingi-las com maquiagem. Processo que demanda tempo e dinheiro, mas acima de tudo, que possibilitou uma postura de liberdade para as bailarinas. “Foi incrível subir ao palco sendo eu mesma, 100% da minha cor”, recorda.

A sapatilha, com a função de dar leveza ao artista, não é o único aspecto que remete aos preconceitos e estereótipos deste segmento de atuação. “No balé, as pessoas têm um forte apego às tradições. Elas acham que usar meias marrons sob o tutu é de alguma forma errado.  Queremos mudar um pouco essas tradições”, relata Cura.

Uma evolução, não? Diferentes tonalidades e preferências de sapatilhas. Agora, as bailarinas não precisam mais pintá-las com nugget branco e base de rosto!

Por Patrícia Marrese

Categorias: Blog

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Patrícia Marrese

Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela FAAP e em ballet clássico pelo Ballet Paula Castro. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França. Atualmente, está à frente da Marrese Assessoria, Comunicação para Dança.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

São Paulo Companhia de Dança

São Paulo Companhia de Dança faz últimas apresentações do ano na capital paulista acompanhada pela Orquestra do Theatro São Pedro

Patricia Marrese, 7 de dezembro de 2020

A São Paulo Companhia de Dança realiza apresentações entre os dias 10 e 13 de dezembro no Theatro São Pedro.

Leia mais
Degas

MASP abre exposição Degas com 76 obras do artista francês

Patricia Marrese, 29 de novembro de 2020

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) inaugura, no dia 04 de dezembro, a exposição Degas. No total, serão expostas 76 obras.

Leia mais
São Paulo Companhia de Dança

São Paulo Companhia de Dança aposta em leveza em reencontro com o público no Teatro Alfa

Patricia Marrese, 19 de novembro de 2020

A São Paulo Companhia de Dança, com direção artística e executiva de Inês Bogéa, sobe ao palco para duas apresentações no Teatro Alfa.

Leia mais