Dica: Ballet Bolshoi no UCI Cinemas

Patricia Marrese, 3 de dezembro de 2018

(Conteúdo produzido para o blog do Ballet Paula Castro)

A rede UCI Cinemas exibe para as redes de cinema de todo o país a temporada 2018/2019 de uma das companhias de repertório mais tradicionais do mundo. O Ballet Bolshoi chega com novidades para os apaixonados pelo ballet clássico: são oito novas montagens gravadas para as telonas, diretamente das apresentações que acontecem no teatro da companhia, em Moscou, Rússia.

Entre as opções estão La Sylphide, La Bayadère, suíte de Carmen/Petrushka, além do clássico natalino, O Quebra-Nozes. Mas não para por aí, a programação ainda traz A Bela Adormecida, Dom Quixote e A Era de Ouro.

Os interessados podem adquirir os ingressos nas bilheterias dos cinemas, na internet ou nos canais do Ingresso.com. Os valores variam entre R$ 40,00 (inteiras em salas convencionais) e R$ 50,00 (inteiras em salas vips).

O Ballet Paula Castro, tradicional e inovadora escola de dança com mais de 40 anos no mercado, apesar de ser representante exclusiva da Escuela Nacional de Ballet de la República de Cuba (ENBC) no Brasil, tem como objetivo a democratização da dança e, por isso, incentiva a captação de público para assistir a uma das mais renomadas companhias de repertório do mundo, o Ballet Bolshoi.

Para mais informações, acesse: http://www.ucicinemas.com.br/bolshoi?origem=home

Sobre os espetáculos

Coppélia (novembro/2018)

La Sylphide (2h)

27 e 30 de dezembro

Gravação em 11/11/2018

Direção: Johan Kobborg

No dia de seu casamento, o jovem Scotsman James é acordado com um beijo de uma criatura alada etérea, uma Sílfide. Fascinado com sua beleza, James arrisca tudo em busca de um amor inalcançável. La Sylphide é um dos mais antigos balés do mundo, um tesouro no estilo Bournonville dinamarquês. Remontado para o Bolshoi por Johan Kobborg, essa produção é a irrevogável obra-prima romântica.

Don Quixote (2h55)

10 e 13 de janeiro

Direção: Alexei Fadeyechev

Inspirados nos atos heróicos de cavaleiros corajosos, Dom Quixote de la Mancha e seu fiel servo Sancho Pança partem em uma aventura para encontrar sua mulher ideal, Dulcinéia. O herói de Cervantes ganha vida na apresentação aclamada pelos críticos desta grande performance do balé Bolshoi. Com confiança e técnica brilhante, os dançarinos principais Ekaterina Krysanova e Semyon Chudin lideram o elenco espetacular de toureiros, dançarinos de flamenco, ciganos e dríades em uma dança virtuosa que traduz o Bolshoi em sua essência. Foi captado ao vivo em 10 de abril de 2016.

O Quebra-Nozes (2h20)

7 e 10 de fevereiro

Gravação em 23/12/2018

Direção: Yuri Grigorovich

Na véspera de natal, o boneco quebra-nozes de Marie se transforma magicamente em um príncipe e sua magnífica aventura começa. O clássico de natal retorna para o palco majestoso do Bolshoi para uma transmissão ao vivo de uma história atemporal, O Quebra-Nozes, levando o público de todas as idades em uma jornada mágica por um mundo de completo encantamento, com flocos de neve dançantes e bonecos que ganham vida, acompanhados da amada trilha sonora de Tchaikovsky.

La Bayadère (3h20)

28 e 31 de março

Gravação em 20/01/2019

Direção: Yuri Grigorovich

A dançarina do templo Nikiya e o guerreiro Solor se apaixonam perdidamente, dando lugar a calorosas paixões e intrigas assassinas quando Rajah e sua filha Gamzatti descobrem seu amor proibido. La Bayadère é uma das maiores obras da história balé clássico – uma história de amor, morte e julgamento vingativo situado na Índia. Cenários e figurinos deslumbrantes, e uma das cenas mais icônicas do balé, o “Reino das Sombras” ilumina o conto trágico do amor da dançarina do templo Nikiya pelo guerreiro Solor, e sua redenção definitiva.

A Bela Adormecida (2h50)

25 e 28 de abril

Direção: Yuri Grigorovich

A princesa Aurora cai sob a maldição da fada malígna Carabosse em seu aniversário de dezesseis anos, ficando em um sono profundo de cem anos. Somente o beijo de um príncipe poderia quebrar o feitiço. Um brilhante balé de conto de fadas performado pelo Bolshoi. A Bela Adormecida apresenta diversos personagens mágicos, incluindo fadas, a Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas e uma linda e jovem princesa Aurora interpretada por Olga Smirnova, um “talento verdadeiramente extraordinário” (The Telegraph).

A Era de Ouro (2h20)

30 de maio e 2 de junho

Direção: Yuri Grigorovich

Nos anos 1920, o cabaré A Era de Ouro é o recinto noturno favorito. O jovem pescador Boris se apaixona por Rita. Ele a segue até o cabaré e percebe que ela é a linda dançarina “Mademoiselle Margot”, mas é também o interesse amoroso do gangster local Yashk. Com sua trilha sonora de jazz de Shostakovich e sua atmosfera de music hall com belos tangos, A Era de Ouro é um mergulho refrescante e colorido nos anos 20. Um bale histórico que só pode ser visto no Bolshoi! Captado ao vivo em 16 de Outubro de 2016.

Carmen Suite/ Petrushka

27 e 30 de junho

Gravação em 19/05/19

Direção: Alberto Alonso

Carmen, sempre apaixonada e de espírito livre, se encontra em um triângulo amoroso. O balé de um ato do coreógrafo Cubano Alberto Alonso originalmente criado para a legendária primeira bailarina do Bolshoi Maya Plisetskaya irá cativar audiências junto com Petrushka, uma nova criação do Bolshoi pelo coreógrafo contemporâneo Edward Clug, em uma noite que captura a alma do balé russo.

 

Categorias: Blog

Tags: , , , , , ,

Patrícia Marrese

Formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), é praticante de ballet clássico desde os seus sete anos, onde já dançou em escolas de dança, tais como Ballet Paula Castro e Emovere Studio de Dança.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Obra literária O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e biografia de Charlie Chaplin viram espetáculo de dança

Patricia Marrese, 21 de outubro de 2019

A Studio Arte Movimento apresenta dois espetáculos no dia 15 de novembro no MASP Auditório: O Cortiço, de Aluísio Azevedo e Charlie Chaplin.

Leia mais

Ícaro Companhia de Dança apresenta espetáculo inspirado em Frédéric Chopin no Theatro São Pedro

Patricia Marrese, 16 de outubro de 2019

A Ícaro Companhia de Dança retorna a São Paulo para apresentar o espetáculo By Chopin no Theatro São Pedro. Será apenas uma sessão: dia 16 de novembro,15h.

Leia mais

São Paulo Companhia de Dança estreia nova coreografia em Guarulhos

Patricia Marrese, 2 de outubro de 2019

A São Paulo Companhia de Dança apresenta pela primeira vez Vai, do coreógrafo Shamel Pitts. A estreia acontece neste sábado (04) às 20h, no Sesc Guarulhos.

Leia mais