DRT: como tirar o registro profissional de bailarino?

Patricia Marrese, 8 de janeiro de 2020

como-tirar-o-drt

Como tirar o DRT?

O DRT é o registro profissional dos profissionais das artes para trabalhar na área e receber salário e/ou cachê. Exemplos de carreiras que solicitam este registro na carteira de trabalho: bailarinos, dançarinos, atores, modelos, cantores, artistas circenses, dentre outros.

Você não precisa ter formação na área para solicitar o seu registro, porém será necessário comprovar que está apto para exercer a função.

O Sindicato – Sinddança/ SP – quem irá emitir o atestado de capacitação e, posteriormente, você deve entregá-lo à Delegacia Regional do Trabalho para a emissão do registro em carteira.

Agora vamos às etapas para tirar o DRT de bailarino/dançarino:

Fase I

  • Elabore o seu currículo com todas as informações pessoais, estudos e experiências na área;
  • Separe todos os certificados que comprove estudo e experiência em dança;
  • Vá até o Sinddança com o seu CV, cópia simples de seu RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3×4;
  • Entregue a documentação e realize o pagamento da taxa de inscrição (RS 400,00).

Fase II

  • O Sindicato analisará a sua candidatura e, caso seja aprovada, você poderá agendar uma avaliação frente à banca examinadora, composta por profissionais da área;
  • No dia do exame, você poderá apresentar um solo ou variação – com duração entre três e quatro minutos – na modalidade que você preferir;
  • Caso seja aprovado, agora é a hora de ir à Delegacia Regional do Trabalho com o atestado em mãos (o valor da taxa de retirada do documento é de RS 70,00).
  • O agendamento deve ser feito previamente pelo site ou telefone. No dia da visita, os documentos solicitados são: formulário de requerimento preenchido e assinado, atestado do Sindicato, carteira de trabalho, RG, CPF, número do PIS e comprovante de endereço (original e cópia simples).

Voilà! Agora você pode bailar profissionalmente.

Por Patrícia Marrese

Categorias: Uncategorized

Tags: , , , , , , , , , ,

Patrícia Marrese

Patrícia Marrese é formada em Relações Públicas pela FAAP e em ballet clássico pelo Ballet Paula Castro. É mestre em Comunicação e Cultura pela Université Côte d’Azur, na França. Atualmente, está à frente da Marrese Assessoria, Comunicação para Dança.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

São Paulo Companhia de Dança

São Paulo Companhia de Dança inicia temporada anual de turnês pela Europa

Patricia Marrese, 17 de fevereiro de 2020

A São Paulo Companhia de Dança inicia as turnês internacionais anuais com o clássico: O Sonho de Dom Quixote, criado por Márcia Haydée para a Companhia.

Leia mais
Dicas de Carnaval

Dez dicas para cuidar dos pés no carnaval

Patricia Marrese, 31 de janeiro de 2020

Dicas de Carnaval: muita gente já está se preparando para curtir os dias de folia, porém, mais importante do que o figurino em si, é o conforto dos pés.

Leia mais
corpo-de-quem-danca

Queima calórica, fortalecimento muscular e articular, retardo do envelhecimento e sensação de bem-estar

Patricia Marrese, 22 de janeiro de 2020

A dança pode trazer benefícios para o corpo quanto para a mente de seus praticantes. É um tipo de atividade física que proporciona qualidade de vida.

Leia mais